A Importância da Técnica Vocal

A voz é um instrumento complexo que engloba a atividade de músculos, mucosas, membranas e cavidades de ressonância que produzem sons.
Nas técnicas vocais, estão incluídos todos os procedimentos envolvidos na prevenção, reabilitação e aperfeiçoamento do desempenho vocal.
Quando nos referimos a uma voz bem colocada, queremos destacar: o relaxamento, a respiração, a coordenação entre relaxamento e respiração, a ressonância e a projeção. Para isso é preciso um equilíbrio entre a função respiratória e o relaxamento.

O relaxamento: qualquer que seja, tem o propósito de eliminar os fatores negativos de tensão muscular e assim fortalecer o corpo.

A respiração: O som da voz é produzido pelo ar expirado, que depois de passar pelas pregas vocais entra nas cavidades de ressonância, produzindo diferentes intensidades e timbres. O controle da respiração é um dos itens que faz toda a diferença na performance vocal na longevidade e saúde da voz.

A ressonância: O controle da voz só é possível através de uma minuciosa exploração das cavidades de ressonância. Tórax, cavidade bucal, nariz, cabeça podem traduzir uma amplificação que pode ser explorada para projetar a voz de uma forma harmoniosa.

Dicção: Toda a atenção deve ser dada à busca da melhor clareza do som através da maior agilidade das articulações e músculos. 
A função das técnicas vocais é a preparação para o melhor desempenho possível através da exploração dos nossos recursos vocais ao menor esforço possível. 

Deixe uma resposta