A importância da oratória para líderes e gestores

Uma boa oratória não deveria ser privilégio de poucos. Muitas pessoas já possuem essa habilidade desde a infância, enquanto outras passam boa parte da vida evitando falar em público, pois só de pensar em fazê-lo já entram em desespero.

Porém, quando se está numa posição de liderança, este momento deve ser o mais breve possível. E para ser ouvido com atenção, persuadir os ouvintes e transmitir uma imagem de credibilidade, existem determinadas características da expressão corporal e da fala que são cruciais.

É preciso saber que se você não tem domínio durante a sua fala, não tem problema algum, aliás você não está sozinho. A maioria das pessoas sofrem com o mesmo problema.

Estas características são seguidas pelos maiores líderes da história, assim como por empreendedores de sucesso. São aquelas pessoas que passam total confiança quando falam, que convencem facilmente uma grande multidão, que têm forte carisma e que gostamos de ouvir.

Mas o que estas pessoas fazem para conseguir ser tão influentes? Elas planejam e treinam o que vão fazer e dizer. Claro que depois de muita prática, se torna algo natural, mas tudo começa com planejamento e treino: o que vou dizer? Por que vou dizer? Que reações quero obter como resposta? Qual a imagem que estou passando? O que preciso melhorar para ser mais agradável?

Se você apresenta alguma dificuldade, deixe aqui nos comentários. Tenho certeza que poderei ajudá-lo.

Deixe uma resposta