Como usar o microfone em sua palestra?

Usar bem o microfone é tão importante de se aprender, quanto a falar bem.

Muitas vezes o microfone é conhecido como o temível vilão dos oradores, ainda mais se não estamos habituados a falar com este aparelho.

O microfone permite que a comunicação do orador seja mais natural e espontânea, possibilitando falar a um grande público, da mesma forma como se conversa com uma ou duas pessoas.

Se você tiver uma plateia com um número razoável de pessoas, vai precisar usá-lo para evitar gritos e esforços desnecessários que podem afetar a saúde da sua voz.

Quando vamos postar um vídeo, e queremos passar uma mensagem aos internautas, a imagem pode até estar um pouco desfocada, mas se o áudio não estiver bem, seu vídeo não será assistido até o final. E, da mesma forma, se,  em sua palestra, as pessoas não conseguirem te ouvir bem, você não terá realizado sua missão.

Dessa forma, para que em sua próxima apresentação, sua voz chegue adequadamente aos seus ouvintes, siga alguns cuidados para melhor utilização do microfone:

  • Teste a sensibilidade do microfone para saber a que distância que deverá falar. Normalmente, a distância indicada é de 10 a 15 cm (um pouco abaixo do queixo;)
  • Ao acertar a altura do microfone procure não o deixar na frente do rosto, permitindo que auditório veja o seu semblante.
  • Sempre que for possível, antes de iniciar a palestra, converse com o técnico de som e peça uma sugestão a ele com relação ao retorno. Se ainda assim, quando não tiver nenhum retorno do som e aparecer dúvidas, não tenha medo em perguntar a platéia, que certamente estará pronto a colaborar;
  • Ao falar não segure na haste do microfone e fale sempre olhando sobre o microfone, para que a voz seja captada;
  • Fale, não grite, haja como se estivesse conversando com um pequeno grupo de amigos. Isso não quer dizer que deverá falar baixinho, sem energia; ao contrário; transmita sua mensagem animadamente, com vibração, mas sem gritar;

Se for utilizar o microfone de lapela, aquele, que é preso na roupa por uma presilha do tipo jacaré”, siga alguns cuidados para que utilize da melhor forma possível:

  • Ao colocá-lo na lapela, na gravata ou na blusa, procure deixá-lo na parte superior do peito, pois ele possui uma boa sensibilidade e esta distância poderá captar a voz perfeitamente;
  • Enquanto estiver falando, não mexa no fio;
  • Evite bater as mãos e não tocar no peito com força, pois esses ruídos também são ampliados durante a apresentação, prejudicando a concentração e o entendimento dos ouvintes;
  • Não se esqueça de retirar o microfone quando terminar de falar.

2 comentários em “Como usar o microfone em sua palestra?”

  1. Desculpe.
    Alguns para serem ouvidos ou entendidos acham que o gritar é a solução.
    Em alguns casos se tornou um JARAGÃO.
    Pergunto:
    O gritar pode prejudicar o aparelho? MICROFONE

    1. Olá, José Cláudio! Agradeço a sua pergunta. Realmente, falar em um volume de voz alta é muito desagradável para os ouvintes. Porém, em relação ao microfone ou aos amplificadores, eles não sofrerão nenhum dano. Mas a plateia não ficará muito satisfeita com o orador rss
      Grande abraço,
      Michelle Uguetto

Deixe uma resposta